Quarta-feira, 17 de Outubro de 2007

Área de Projecto - 12º D

    Cabe-me a honrosa tarefa de dirigir uma equipa aguerrida, criativa e competente num fenómeno cultural, a área de projecto do 12º ano, turma D, contando com o apoio de entidades públicas e privadas.
    O tema visa moldar as áreas do saber histórico, os temas cadentes (colóquios), centro de animação e convívio com as visitas guiadas, participação dos pais, na perspectiva da renovação marcando um rosto próprio, reconhecível e prestigiado.
    Os novelos do tempo irão abrir um “Fórum de debate de temas de actualidade histórica, conversas com a história local”, envidando os esforços técnicos para a mensagem na informação.
    “O Livro-homenagem” produzirá um conhecimento fundamentado com a preservação dos testemunhos vivos que compõem a memória, criando vínculos entre os vestígios preservados do passado e as pessoas/agentes do saber.
    A pesquisa transformará a memória monumental em memória social, revelando como uma identidade individual ou comunitária, se forma.
    Num puro “ócio cultural”, o trabalho transmitirá os ecos de culturas passadas, “une douceur de vivre”, dado que Ílhavo é o terreno fértil no artesanato.
    Nas palestras, num palco de convergência de várias gerações, a mensagem de informação redescobrirá o “ofício de viver”, a sua valorização profissional faz-nos sentir a sua experiência... muda-nos a vida!
    A “história viva da sociedade ilhavense”, nas gentes “capazes” de apontar a sua personalidade e contar com orgulho, graça ou ironia as pequenas histórias que o povo sempre gostou.
    Esta pesquisa permitirá compreender o mundo que nos rodeia, com a capacidade de interpolar e de estabelecer pontes com outros saberes, o “mistério da utilidade social”.
    Os alunos vão imprimir a marca do povo ilhavense, num estudo apaixonante das relações históricas e culturais da sua terra!

  
 A Professora:
        Maria de Fátima Soares Godinho
publicado por tradicaoemodernidade às 11:03
link | comentar | favorito
2 comentários:
De pedro oliveira a 25 de Outubro de 2007 às 16:00
parabéns pelo blog.muitas felicidades no concurso cidades criativas.

vilaforte.blog.com


De esdjccg a 30 de Novembro de 2007 às 19:05
Olha quem são eles???

Tá muito fixe!!!

Já merecem ficar logo depois de nós... em 2º!!! eheheh!!!

bj


Comentar post

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Outubro 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12
13

14
15
16
18
19
20

21
22
23
24
25
26
27

28
29
30
31


.posts recentes

. Área de Projecto - 12º D

. Tradição e Modernidade

. Ílhavo, Recantos e Segred...

. Antiguidades Ilhavenses

. Ílhavo, a Arte e o Mar

.arquivos

. Outubro 2007

blogs SAPO

.subscrever feeds

Em destaque no SAPO Blogs
pub