Cabe-me a honrosa tarefa de dirigir uma equipa aguerrida, criativa e competente num fenómeno cultural, a área de projecto do 12º ano, turma D, contando com o apoio de entidades públicas e privadas.
O tema visa moldar as áreas do saber histórico, os temas cadentes (colóquios), centro de animação e convívio com as visitas guiadas, participação dos pais, na perspectiva da renovação marcando um rosto próprio, reconhecível e prestigiado.
Os novelos do tempo irão abrir um “Fórum de debate de temas de actualidade histórica, conversas com a história local”, envidando os esforços técnicos para a mensagem na informação.
“O Livro-homenagem” produzirá um conhecimento fundamentado com a preservação dos testemunhos vivos que compõem a memória, criando vínculos entre os vestígios preservados do passado e as pessoas/agentes do saber.
A pesquisa transformará a memória monumental em memória social, revelando como uma identidade individual ou comunitária, se forma.
Num puro “ócio cultural”, o trabalho transmitirá os ecos de culturas passadas, “une douceur de vivre”, dado que Ílhavo é o terreno fértil no artesanato.
Nas palestras, num palco de convergência de várias gerações, a mensagem de informação redescobrirá o “ofício de viver”, a sua valorização profissional faz-nos sentir a sua experiência... muda-nos a vida!
A “história viva da sociedade ilhavense”, nas gentes “capazes” de apontar a sua personalidade e contar com orgulho, graça ou ironia as pequenas histórias que o povo sempre gostou.
Esta pesquisa permitirá compreender o mundo que nos rodeia, com a capacidade de interpolar e de estabelecer pontes com outros saberes, o “mistério da utilidade social”.
Os alunos vão imprimir a marca do povo ilhavense, num estudo apaixonante das relações históricas e culturais da sua terra!
A Professora:
Maria de Fátima Soares Godinho